O presidente Lula organiza sua agenda a fim de marcar presença no Festival de Parintins, no interior do Amazonas. A festa dos bois Garantido e Caprichoso acontece no último fim de semana de junho, entre os dias 28, 29 e 30.
A informação sobre a visita do chefe do executivo foi exposta pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em solenidade realizada nesta quarta-feira (5). O evento contou com a presença dos presidentes das agremiações.
Em 2023, Lula esteve em Parintins durante a inauguração do Linhão de Tucuruí, projeto fruto do programa Luz para Todos. Na ocasião, o atual presidente do Brasil recebeu shows compactos dos bois Garantido e Caprichoso.
Durante o discurso, Lula comentou que voltaria à cidade para o festival e que, após o espetáculo de 2024, escolheria o seu boi; veja aqui.
Lula em Parintins e novidade
Na solenidade, os Correios e a Petrobras anunciaram o repasse de R$ 12 milhões para o Festival de Parintins em 2024. A estimativa avalia o impacto do ano passado, quando 110 mil pessoas estiveram na cidade, gerando R$ 146 milhões em receita para o Amazonas.
O que é o Festival de Parintins?
O Festival de Parintins, também conhecido como Festival Folclórico de Parintins, é uma celebração anual na cidade de Parintins, no interior do Amazonas.
A festa tem os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) como protagonistas. As agremiações apresentam lendas, rituais indígenas, elementos afro e caboclos em seus espetáculos de 2h, em cada noite.
As apresentações acontecem no Bumbódromo, uma arena especialmente construída para o evento. Cada boi-bumbá tem três noites para se apresentar.