Os incêndios que ocorrem no Pantanal já consumiram 1,3 milhão de hectares atingindo 8,7% do bioma, desde o início de 2024.
O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) publicou, nesta segunda-feira (5), um alerta de perigo de fogo. Segundo o Lasa, a previsão é de que o fogo se intensifique até o dia 10 de agosto na região do Pantanal.
De acordo com dados divulgados, nesta terça-feira (6), a maior parte da região apresenta riscos de chamas em grandes proporções. Portanto, a situação é tão delicada que pode ficar complicado para as autoridades locais combaterem o fogo.
Força-tarefa de combate as chamas
Diante do aumento das chamas pelo Pantanal, uma força-tarefa com brigadistas de governos federais.
Ao todo, a ação reuniu 233 agentes de órgãos do Ministério do Meio Ambiente focados em evitar estragos severos a região.
Além disso, a equipe ainda conta com 23 aeronaves, 7 caminhões, 6 embarcações e 44 caminhonetes.
Em julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.944/2024, que cria a Política Nacional do Manejo do Fogo.
Dessa forma, a Lei estabelece regras de uso do fogo em áreas rurais, comunidades tradicionais e aldeias indígenas, que buscam evitar um prejuízo maior na região ocasionado pelas queimadas.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.