O modelo de avião que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), já protagonizou outro acidente que vitimou 68 pessoas em Cuba.
No dia 4 de novembro de 2010, caiu o voo 883 da Aero Caribbean, operado por um avião ATR 72 assim como do acidente desta sexta-feira em Vinhedo. Ele estava a caminho de Santiago de Cuba para Havana, quando caiu e matou todas as 68 pessoas a bordo.
Na ocasião, logo após alcançar 20 mil pés, o sinal de aviso de GELO acendeu no painel de instrumentos. A tripulação então acionou os interruptores de anti-gelo e entrou em contato com a torre de controle para pedir permissão para descer ao nível de 16 mil pés.
Enquanto a tripulação começava a virar à direita, a aeronave de repente inclinou para a esquerda e para a direita, antes de inclinar 90° à esquerda novamente, com o nariz apontando para baixo de forma acentuada.
O avião continuou a fazer manobras descontroladas e a tripulação lutava para manter a altitude. Em poucos minutos, o ATR 72 colidiu com um terreno montanhoso. Testemunhas relataram ter visto a aeronave descer de maneira turbulenta.
O acidente tirou a vida de sete tripulantes e 61 passageiros de 11 nacionalidades, incluindo Argentina, Holanda, Austrália, Alemanha e Japão.
Na época, foi o segundo pior acidente em Cuba, ficando atrás do voo 9046 da Cubana de Aviación, que causou 150 mortes em 1989.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.