Ícone do site Portal Norte

Saiba como estudantes podem contribuir para o INSS e garantir benefícios

Estudantes podem contribuir para o INSS e garantir benefícios

Estudantes podem contribuir para o INSS e garantir benefícios - Foto: Freepik

No último dia (11) de agosto, foi comemorado o Dia do Estudante. Essa data nos lembra da importância da educação para o desenvolvimento pessoal do cidadão, bem como para o amadurecimento da sociedade e a construção do país.

Contribuir para o INSS durante a fase de estudos pode parecer prematuro, mas é uma estratégia inteligente para assegurar direitos e benefícios previdenciários no futuro. 

Ao iniciar as contribuições cedo, você começa a construir um histórico de segurado, o que é fundamental para acessar benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Como estudantes podem contribuir para o INSS?

Através da contribuição facultativa, estudantes maiores de 16 anos podem contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter acesso aos serviços e benefícios previdenciários desde cedo.

O estudante será enquadrado na categoria de segurado facultativo, sendo a pessoa que não exerce atividades remuneradas, mas que voluntariamente realiza contribuições ao INSS.

Como funciona o cálculo da contribuição?

A contribuição previdenciária mensal realizada pelo estudante pode ser efetuada de três formas: 

Ao contribuir com o percentual de 20%, além de acessar benefícios previdenciários, o estudante poderá transferir suas contribuições para outro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), se necessário no futuro. 

O pagamento da contribuição é realizado por meio da Guia da Previdência Social (GPS). O vencimento ocorre até o dia 15 do mês subsequente ao da referência da contribuição.

Veja passo a passo como fazer a contribuição

Acesse Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo). Em Serviços sem senha, selecione Emitir Guia de Pagamento (GPS); 

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

    Sair da versão mobile