O apresentador Silvio Santos, um dos grandes nomes da televisão brasileira, faleceu aos 93 anos na madrugada deste sábado (17), em um hospital particular em São Paulo. A confirmação foi feita pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em suas redes sociais.
Silvio era conhecido por sua longa trajetória à frente do Programa Silvio Santos, que apresentava desde 1963, e do SBT, fundado em 1981. Em nota, o SBT expressou sua profunda gratidão e afeto pelo legado do comunicador.
História de Silvio Santos
Nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, Silvio era o mais velho de cinco irmãos, filhos de imigrantes judeus, Alberto e Rebeca. Ele estudou contabilidade e começou sua carreira como camelô e locutor de rádio.
O comunicador serviu no Exército, em 1948, e, aos domingos, trabalhava em uma rádio. Após a saída do Exército, o comunicador continuou como locutor e trabalhou na venda de anúncios em caixa de som.
Em 1954, Silvio assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo. Em seguida, foi contratado por Manuel de Nóbrega para animar seu programa na rádio.
Silvio assumiu, em 1958, a empresa Baú da Felicidade e, a partir desse momento, começou a fazer shows em circos. No mesmo ano, estreou seu primeiro programa televisivo, o “Hit Parade”, na TV Paulista.
Além disso, ele também apresentou o “Vamos brincar de forca” e o Programa Silvio Santos. Em 1965, passou a trabalhar na TV Tupi, onde seus programas, como “Festa dos Sinos” e “Cidade contra Cidade”, foram marcantes.
Posteriormente, em 1975, adquiriu o Canal 11 do Rio de Janeiro e, assim, inaugurou a TVS em 1976, após sair da TV Globo. Em 1981, lançou o SBT, onde o Programa Silvio Santos se tornou a principal atração.
Conhecido por seu carisma e bordões como “Vem pra cá, vem pra cá” e “Quem quer dinheiro?”, Silvio também conquistou o público com suas apresentações de marchinhas de carnaval.
Em dezembro de 2020, comemorou seus 90 anos isolado pela pandemia, ao lado das filhas. Em 1º de agosto de 2021, retornou ao programa após um hiato devido à pandemia e contraiu Covid-19 semanas depois, mas se recuperou.
Internação
No dia 18 de julho de 2024, o Hospital Albert Einstein internou o empresário devido a complicações de H1N1. Dois dias depois, ele recebeu alta. Silvio retornou ao hospital em 1º de agosto para exames de imagem, de acordo com informações da assessoria da emissora.
Silvio Santos deixa a esposa Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, e as filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento com Cidinha, falecida em 1977.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.