Uma onda de calor deve dar as “boas-vindas” ao mês de setembro em diversas regiões do Brasil a partir de segunda-feira (2). Segundo o Climatempo, uma massa de ar quente e seca irá pairar sob o país no 7º mês de 2024.
A plataforma de monitoramento disse ser comum o aparecimento de “ondas de calor” pelo Brasil “Central” nessa época do ano, ressaltando o “Centro-Oeste”. Em suas previsões, a expectativa é que as altas temperaturas durem mais.
Diante desse panorama, espera-se que a onda de calor siga até meados da segunda quinzena de setembro. Outro fator que preocupa é a baixa umidade do ar, que deve atingir valores 12% menores em algumas regiões.
Cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, Centro-Norte, Nordeste de Mato Grosso do Sul e Sul de Goiás entram na lista.
Onda de calor no Amazonas?
Segundo o Climatempo, grande parte do estado enfrenta temperaturas 2,5 °C acima da média. A previsão abrange o sul, centro e partes do sudoeste e norte do Amazonas.
Na região central, alguns focos também indicam temperaturas 5ºC acima da média.
Conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o pico de calor de agosto em Manaus, capital do Amazonas, foi no dia 18 de agosto, onde registrou 36,7 °C. Em período homólogo, em 2023, a cidade atingiu 36,2 °C.
Apesar disso, o pico de agosto do ano passado foi 37,7 °C no dia 25.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.