O músico Sergio Mendes morreu aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, cidade em que morava desde os anos 60. O artista ficou famoso por levar a bossa nova pelo mundo.
A informação foi repassada ao portal g1 pela família do artista. Desde o fim de 2023 o músico vinha enfrentando doenças decorrentes de problemas respiratórias. No entanto, a família não informou qual foi a causa da morte de Sergio Mendes.
Em seis décadas de carreira e 35 álbuns lançados, Sergio ganhou o Grammy de melhor álbum e uma indicação ao Oscar, em 2022, pela música “Real in Rio”, trilha da animação “Rio”, feita em parceria com Carlinhos Brown.
Quem foi Sergio Mendes
Sergio Mendes nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e foi um dos principais expoentes do samba-jazz. Com a banda Brasil ’66, ele ajudou a popularizar a bossa nova internacionalmente.
Em 1996 lançou a gravação mais conhecida da carreira: “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova. Em 2006, a canção foi remixada pelo grupo americana Black Eyed Peas, com participação do próprio Sergio.
Nos EUA, Mendes foi o brasileiro com mais gravações emplacadas no Top 100 das paradas americanas, com 14 músicas. Em 1992, ganhou o Grammy de melhor álbum, com o disco “Brasileiro”.
Sergio Mendes vivia há seis décadas em Los Angeles, ao lado da mulher, a cantora Gracinha Leporace, com quem estava casado há mais de 50 anos. Os dois eram parceiros musicais e ela cantava na banda de Sergio desde o início da década de 1970.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.