A conta de luz ficará mais cara a partir desta terça-feira (1º), com a ativação da bandeira vermelha nível 2, o maior patamar tarifário definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a mudança, o custo adicional para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.

Essa decisão foi comunicada pela Aneel na última sexta-feira (27), como resultado do risco hidrológico, causado pelo baixo nível dos reservatórios, além do aumento do preço da energia no mercado, que sofreu impacto dos custos de produção não contratada.

O sistema de bandeiras tarifárias utiliza as cores verde, amarela e vermelha, sendo a última dividida em patamares 1 e 2. A bandeira verde indica que não há cobrança adicional.

Desde setembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após um longo período em que a bandeira verde, a opção mais econômica, foi aplicada.

Segundo a Aneel, as bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para trazer mais clareza aos consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) sobre os custos de geração de energia no país. Esse sistema permite ajustes no consumo, ajudando a evitar aumentos ainda maiores na conta de luz.

Como economizar na fatura de energia

Se você já foi contemplado pela Tarifa Social na conta de luz e acabou perdendo o desconto, é possível reativá-lo com alguns procedimentos simples. O primeiro passo é verificar se seus dados no CadÚnico estão atualizados.

Essa atualização deve ocorrer a cada dois anos ou sempre que houver alterações importantes na renda ou na composição da família.

Veja como reaver o desconto:

  • Atualização do CadÚnico: Vá até o CRAS mais próximo e atualize suas informações no CadÚnico. Não esqueça de levar todos os documentos necessários para evitar problemas.
  • Contato com a empresa de energia: Após a atualização dos dados, entre em contato com a concessionária de energia da sua região, informando que você faz parte do CadÚnico e solicitando a reativação do desconto da Tarifa Social.
  • Acompanhamento: Verifique na próxima fatura se o desconto foi aplicado corretamente. Se o desconto não aparecer, entre em contato novamente com a concessionária para solucionar a questão.

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