Saiu do Brasil o 4° voo de repatriação de brasileiros que moram no Líbano e querem sair do território de guerra. O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou nesta quinta-feira (10).

O 3° voo com brasileiros repatriados poucou em Guarulhos, ainda hoje, com 218 pessoas e cinco animais de estimação.

O avião KC-30 fará uma escala em Lisboa antes de seguir para Beirute, no Líbano.

Cerca de 20 mil brasileiros moram no Líbano, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Desse número, 7 mil solicitaram o governo brasileiro para deixar o país.

No total, foram 3 voos de ida e volta ao Líbano, que deslocou 674 passageiros e 11 animais de estimação.

A aeronáutica afirmou que a operação será de caráter contínuo, segundo o Poder360.

Os voos de repatriação estão dando prioridade para pessoas idosas, mulheres grávidas, doentes ou quem não tem recursos para comprar uma passagem aérea em voo comercial.

Israel X grupo Hezbollah

A situação de emergência no Líbano está acontecendo em decorrência dos conflitos entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.

A guerra começou em outubro de 2023 depois de um ataque do Hamas, um grupo extremista libanês aliado do Hezbollah. Mas, o conflito entre Israel e Hezbollah se intensificou após dois ataques a dispositivos de comunicação usados pelo grupo extremista.

As explosões dos aparelhos deixou ao menos 32 mortos e mais de 3 mil feridos. Além disso, Israel lançou bombas no território libanês, principalmente em áreas onde moram civis.