O Ministério de Minas e Energia deve decidir o retorno do horário de verão, medida que adianta os relógicos em uma hora, nesta terça-feira (15). A expectativa é que o ministro Alexandre Silveira discuta com a equipe técnica os riscos energéricos durante uma reunião.
Segundo informações do UOL, o ministro da pasta afirmou que a decisão deve ser tomada nesta terça-feira (15).
Desde a semana passada, durante um evento na Itália, o ministro Alexandre Silveira explicou que a equipe técnica irá avaliar a necessidade do horário de verão em meio ao cenário trágico de seca.
A retomada foi uma recomendação dada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
De acordo com o ministro, é necessário que a avaliação da equipe seja imediata para que outros setores que serão impactos possam se preparar.
“A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, explicou Alexandre Silveira.
Presidente concorda com o retorno do horário de verão
Silveira afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu consentimento para que a decisão sobre o retorno do horário de verão seja tomada.
Vale destacar que o horário de verão foi extinto no mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019. A medida tem objetio de diminuir o consumo de luz em regiões do Brasil, adiantando relógios em uma hora.
*Com informações da Agência Brasil e UOL.