O publicitário e escritor Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro.
Ele criou personagens icônicos da propaganda brasileira, como o “Garoto Bombril”.
Há quatro meses, Olivetto estava internado no Hospital Copa Star para tratar uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria de Olivetto, ele morreu por volta das 17h15 devido a pneumonia e choque séptico, que provocaram a falência múltipla dos órgãos.
O hospital confirmou a morte. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.
Olivetto deixa a esposa e três filhos: Homero, Antônia e Theo.
Nesta segunda-feira (14), o corpo será transportado de avião para São Paulo e será velado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares.
Autoridades lamentam
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo (13) a morte de Washington Olivetto. Lula afirmou que Olivetto é “talvez o nome mais célebre” da publicidade no Brasil.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad destacou que Olivetto capturava a essência da cultura brasileira através de suas campanhas publicitárias.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, escreveu: “Um dos maiores publicitários do Brasil responsável por grandes campanhas e inclusive a Democracia Corinthiana”.
Já, o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, escreveu que Washington Olivetto “deixou seu nome cravado na história da publicidade”.