Ícone do site Portal Norte

Perdeu prazo para sacar dinheiro esquecido? Veja nova chance

valores a receber e dinheiro esquecido

Valores a receber - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Governo Federal prorrogou o prazo para o resgaste dos R$ 8,6 bilhões de dinheiro esquecido nas instituições financeiras. Anteriormente, a data limite para o saque desses valores era na quarta-feira (16), mas o Ministério da Fazenda decidiu estender o período de recuperação desses recursos.

Agora, pessoas físicas e empresas ainda poderão consultar e sacar os valores esquecidos por mais seis meses. Esses recursos podem estar em bancos, consórcios e outras instituições financeiras.

Para saber se tem algum valor a receber, é necessário consultar po Sistema de Valores a Receber (SVR), plataforma disponibilizada pelo Banco Central (BC).

Como consultar dinheiro esquecido?

A consulta ao dinheiro esquecido pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por empresas, incluindo aquelas já encerradas, e até mesmo por herdeiros de pessoas falecidas. O serviço permite verificar se há valores em conta corrente, poupança ou outros tipos de depósitos que não foram movimentados.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o próximo edital a ser publicado trará informações detalhadas sobre os valores que ainda estão disponíveis, como a instituição financeira onde estão guardados, a natureza do depósito, número da agência e da conta.

Passo a passo para resgatar os valores a receber

  1. Acesse o site oficial
    Visite o site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada na primeira consulta. Caso tenha esquecido a data, verifique a possibilidade de nova consulta no sistema.
  2. Faça login com sua conta gov.br
    O acesso ao resgate exige uma conta gov.br nível prata ou ouro. Se você ainda não possui, crie sua conta ou aumente o nível de segurança no site gov.br para agilizar o processo.
  3. Aceite o termo de responsabilidade
    Leia e concorde com os termos antes de prosseguir.
  4. Verifique os valores
    O sistema irá informar o valor disponível, a instituição responsável pela devolução e a origem dos recursos. Informações adicionais poderão ser fornecidas, caso necessário.
  5. Escolha a forma de resgate
    O sistema oferece duas opções:
    • Solicitar via Pix: O valor será devolvido em até 12 dias úteis. Escolha uma chave Pix e forneça os dados pessoais necessários.
    • Solicitar via instituição: Se você não utiliza Pix, entre em contato com a instituição financeira para organizar a retirada dos valores por telefone ou e-mail.
Sair da versão mobile