Ícone do site Portal Norte

Como organizar mensagens no WhatsApp? Veja novo recurso lançado

whatsapp conversas

Nova forma de organizar as conversas no WhatsApp. Foto: Reprodução/WgatsApp

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (31) um novo recurso que promete facilitar a organização dos bate-papos: as listas personalizadas. Agora, os usuários poderão criar listas específicas de contatos e grupos de forma manual, simplificando a busca por conversas importantes e otimizando a navegação dentro do app.

Segundo a Meta, desenvolvedora do WhatsApp, a funcionalidade será liberada gradativamente e deverá alcançar todos os usuários nas próximas semanas.

Como funcionam as listas personalizadas no WhatsApp?

As listas personalizadas são uma evolução dos filtros de conversa introduzidos em abril de 2024, que já permitem a separação automática de conversas não lidas, grupos e favoritos.

Diferentemente desses filtros automáticos, as novas listas são personalizadas de acordo com as escolhas do usuário, permitindo uma segmentação mais específica.

Esse novo recurso possibilita, por exemplo, que o usuário crie listas separadas para conversas com familiares, amigos, clientes ou colegas de trabalho. Para quem participa de muitos grupos, também é possível organizar apenas esses chats em uma lista específica, facilitando o acesso rápido a eles.

As listas personalizadas ficam localizadas acima da lista de conversas e à direita dos filtros padrão. Um ícone de adição (+) permite criar novas listas ou editar as já existentes. Para modificar uma lista, basta tocar e segurar sobre o nome da lista desejada.

Lista de contatos exclusiva do WhatsApp

Outro recurso que chega para aprimorar a experiência do usuário é a lista de contatos própria do WhatsApp, independente da lista de contatos do telefone, proporcionando mais controle sobre como as conversas são organizadas.

O recurso de listas personalizadas já estava disponível para alguns usuários na versão beta do app desde setembro de 2024, quando ainda passava por testes.

Outras funcionalidades também estão em desenvolvimento e têm aparecido nas versões de teste, incluindo:

Sair da versão mobile