O Google anunciou, nesta quinta-feira (31), uma série de novidades para o Google Maps, que agora integra o Gemini, seu chatbot de inteligência artificial (IA).
A empresa afirmou que já usa IA para processar bilhões de imagens e dados de parceiros locais e usuários da plataforma, mantendo os mapas atualizados diariamente. Segundo o Google, são realizados cerca de 100 milhões de atualizações diárias.
“De rotas com menor consumo de combustível até a Visualização Imersiva, a IA tem sido essencial para oferecer novas experiências por mais de uma década. Agora, a IA generativa e outras inovações estão tornando os mapas mais imersivos, permitindo interações com o mundo de maneira totalmente nova”, disse o Google.
Integração com Gemini
O Google Maps agora conta com recomendações aprimoradas pelo Gemini. Antes, o aplicativo já sugeria locais e atividades, mas, com o Gemini, essa funcionalidade foi aprimorada. Por exemplo, ao planejar um passeio com amigos, basta pedir ao Maps ideias para fazer “à noite com amigos” e o Gemini pode sugerir bares, shows ao vivo e outras atrações locais.
Os usuários também poderão solicitar resumos sobre locais específicos, com informações úteis como as atrações preferidas dos visitantes e características do ambiente, incluindo espaços ao ar livre.
A novidade está sendo lançada inicialmente nos EUA para Android e iOS e, nos próximos meses, o Google deve expandir funcionalidades similares para o Google Search, com resumos de avaliações gerados por IA e perguntas detalhadas sobre os lugares.
Navegação com menos estresse
Para tornar a navegação mais intuitiva, o Maps agora permite que o usuário explore melhor a rota antes de iniciar a viagem, adicionando paradas e visualizando pontos turísticos, restaurantes e belezas naturais ao longo do caminho.
Em locais desconhecidos, a nova navegação aprimorada ajuda a identificar faixas, bifurcações e saídas, mostrando claramente no mapa faixas de rolagem, pedestres e placas de trânsito. Além disso, o aplicativo indica a faixa exata para o motorista, que deve seguir a linha azul do mapa.
Outro recurso permite que os usuários vejam e relatem eventos climáticos que possam afetar o trajeto, como alagamentos, baixa visibilidade ou vias obstruídas. O Maps também foi atualizado para facilitar o fim da jornada, destacando o prédio de destino, entradas, estacionamentos próximos e até mesmo oferecendo direções a pé após estacionar.
Expansão da visualização imersiva
Com a Visualização Imersiva, é possível explorar o interior de estádios, parques e até mesmo rotas, utilizando IA e visão computacional para simular condições climáticas e de trânsito para o horário desejado.
Este recurso será ampliado para 150 cidades, incluindo Bruxelas, Kyoto e Frankfurt, e permitirá que o motorista se antecipe a curvas complexas e outras particularidades da rota, além de indicar áreas de estacionamento.
As novas funcionalidades do Google Maps começarão a ser lançadas globalmente para Android e iOS na próxima semana. Já a navegação aprimorada deve estar disponível em novembro em mais de 30 áreas metropolitanas, com futuras expansões planejadas.