Adicionar o CPF na nota fiscal é opcional em muitas compras, mas pode trazer benefícios ao consumidor. Ao informar o CPF, o comprador pode ter acesso a programas de incentivo, como sorteios ou descontos, oferecidos por governos estaduais.
Esses programas, como a Nota Fiscal, permitem que uma parcela dos impostos pagos retorne ao consumidor. Além disso, a inclusão do CPF pode ajudar a comprovar compras em situações de troca, devolução ou garantia de produtos.
O que significa colocar CPF na nota fiscal?
Incluir o CPF na nota fiscal é um incentivo dos estados brasileiros. O objetivo é continuar com a obrigatoriedade da emissão de nota após uma transação comercial. Se o comerciante não a emite, confirma-se descumprimento da legislação tributária, o que pode indicar o crime de sonegação de impostos.
Sobre a nota fiscal amazonense
A Nota Fiscal Amazonense é uma ação do Programa Estadual de Cidadania Fiscal, do Governo do Amazonas, com o objetivo de tornar a exigência dos documentos fiscais eletrônicos um hábito por parte dos cidadãos. Conheça a Nota Fiscal Amazonense aqui.
Quais as vantagens e benefícios de colocar o CPF na nota
Os benefícios para os clientes são:
- Resgate de crédito acumulado;
- Sorteios de prêmios;
- Desconto no IPVA ou no IPTU;
- Conversão dos créditos acumulados em créditos para o celular;
- Troca dos créditos acumulados em ingressos para shows;
- Possibilidade de doar para entidades sociais.