Um ciclone poderá se formar no mar, próximo ao litoral Sul do país, na próxima terça-feira (12), conforme o Climatempo. Conhecido como “ciclone bomba”, o fenômeno tem potencial para provocar fortes ventos em cidades de várias regiões do Brasil.

O que é um ciclone?

Ciclones são sistemas de ventos que circulam ao redor de um centro de baixa pressão atmosférica, normalmente formado no oceano. No Hemisfério Sul, o movimento do ar segue no sentido horário, concentrando umidade no centro do ciclone.

Ademais, esse deslocamento ascendente de ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas e pode gerar rajadas de vento e chuvas intensas.

O que caracteriza o “ciclone bomba”?

O termo “ciclone bomba” é utilizado para descrever a rápida queda da pressão atmosférica no centro de um ciclone. Esse processo, conhecido como ciclogênese explosiva, ocorre quando a pressão diminui pelo menos 24 milibares (mbar) em 24 horas.

Esse tipo de ciclone pode gerar ventos fortes e chuvas pesadas. O fenômeno é mais comum em regiões de alta latitude, onde massas de ar frio se encontram com massas de ar quente, criando um forte gradiente de pressão que acelera o desenvolvimento do ciclone.

Fenômeno no Brasil

A previsão é que o ciclone bomba se forme no Oceano Atlântico, mas não avance pelo Brasil. Apesar disso, a expectativa é de que ele traga rajadas de vento para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Por fim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas em toda a região Sul nos próximos dias.