Ícone do site Portal Norte

Morre membro da família real aos 74 anos; saiba quem foi Don Antônio

Dom Antônio de Orleans e Bragança. - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dom Antônio de Orleans e Bragança, membro da “Família Real Brasileira”, faleceu na manhã desta sexta-feira (8), aos 74 anos, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro.

Ele estava internado desde julho devido a problemas respiratórios e, de acordo com o hospital, a causa da morte foi uma doença pulmonar obstrutiva.

O velório será realizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, localizada no bairro da Glória, também na zona sul do Rio.

Quem foi Dom Antônio de Orleans e Bragança?

Dom Antônio era filho de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento em 1981, e de Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Ele era bisneto da Princesa Isabel, trineto do Imperador Dom Pedro II e tetraneto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil.

A história de Dom Antônio

Nascido em 24 de junho de 1950 no Rio de Janeiro, Dom Antônio era o sétimo de 12 filhos do casal.

Em julho de 2022, com a ascensão de Dom Bertrand à Chefia da Casa Imperial, ele assumiu o título de príncipe imperial do Brasil, tornando-se o herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos do irmão.

Dom Antônio deixa esposa, três filhos e dois netos, que agora se despedem de sua memória e legado na história imperial brasileira.

O Brasil tem família real?

A “família real do Brasil” é descendente da família real de Portugal. Ela é composta por bisnetos e trisnetos de figuras como Dom Pedro II e Princesa Isabel, mas atualmente não possuem mais ligações com a política.

Sair da versão mobile