O pastor Renato Vargens se manifestou sobre a proposta do “fim” da escala 6×1, na última segunda-feira (11), usando o “êxodo 34:21”. Ele usou a passagem bíblica para refutar a ideia Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Renato Vargens compartilhou o seu ponto de vista no X, antigo Twitter, e, desde então, recebe uma avalanche de críticas. Um dos internautas rebateu: “Não acredito que estão usando textos isolados da Bíblia para defender a escala 6×1”.
Afinal, o que é a escala 6×1?
A escala 6×1 é um modelo de jornada de trabalho comumente utilizado em diversas áreas, especialmente no comércio, serviços e setores de atendimento. Nesse modelo, o trabalhador cumpre 6 dias de trabalho seguidos, com 1 dia de descanso.
Com a nova proposta, que tem a deputada Erika Hilton como autora, prevê a substituição da atual jornada de trabalho. A nova configuração propõe o seguinte: quatro dias de trabalho e três de descanso.
Caso aprovada, saiba o que a PEC poderá mudar na jornada de trabalho.
PEC atinge assinaturas: isso significa o fim do 6×1?
Não necessariamente. Embora a PEC contra a escala 6×1 tenha alcançado as assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados, ela ainda precisa passar por um longo processo legislativo antes de se tornar lei.
Caso aprovada em todos os estágios de tramitação, ela substituirá a escala 6×1 por uma jornada de trabalho de quatro dias de trabalho e três dias de descanso.
No entanto, o processo inclui várias etapas, como a análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), discussões em uma comissão especial, e votações no Plenário da Câmara e no Senado.
Isso significa que, embora a proposta tenha avançado, ainda é incerto se ela será realmente aprovada, se haverá modificações no texto ou se a escala 6×1 será efetivamente substituída