O Brasil chegou a mais de 1,6 mil casos de Mpox, a antiga varíola dos macacos, em 2024. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados nesta semana.
No total, houve 1.638 infecções ou possíveis confirmações da doença até a terceira semana de novembro. Por sua vez, outros 437 casos estão sob investigação.
Amapá foi o único estado a não registrar casos confirmados ou prováveis de Mpox neste ano. Em contrapartida, o estado de São Paulo teve o maior número de casos, com 886 (52,9%). Não foram registradas mortes pela doença em 2024.
Os estados de Roraima, Acre e Tocantins tiveram apenas um caso confirmado ou provável. Rondônia teve três casos. Enquanto isso, o Amazonas registrou 47 casos; o Distrito Federal teve a mesma quantidade.
Perfil dos casos confirmados
Assim como relatado nos boletins anteriores emitidos pelo órgão, o principal perfil dos casos confirmados e prováveis é de pessoas do sexo masculino, com um total de 1.542 casos de infecções registrados na faixa etária de 18 a 39 anos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a classificar a doença como emergência global. A decisão levou em conta o alto número de casos confirmados no mundo e a disseminação de uma nova forma do vírus.
Atualmente, 19 países relatam infecções, sendo 49,3 mil na região da África.