Ícone do site Portal Norte

Brasil tem mais de 1,6 mil casos de ‘varíola dos macacos’ em 2024

Mão com marcas da doença denominada Mpox, antiga varíola dos macacos

Doença voltou a ser considerada emergência global neste ano - Foto: Reprodução/Instagram.

O Brasil chegou a mais de 1,6 mil casos de Mpox, a antiga varíola dos macacos, em 2024. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados nesta semana.

No total, houve 1.638 infecções ou possíveis confirmações da doença até a terceira semana de novembro. Por sua vez, outros 437 casos estão sob investigação.

Amapá foi o único estado a não registrar casos confirmados ou prováveis de Mpox neste ano. Em contrapartida, o estado de São Paulo teve o maior número de casos, com 886 (52,9%). Não foram registradas mortes pela doença em 2024.

Os estados de Roraima, Acre e Tocantins tiveram apenas um caso confirmado ou provável. Rondônia teve três casos. Enquanto isso, o Amazonas registrou 47 casos; o Distrito Federal teve a mesma quantidade.

Perfil dos casos confirmados

Assim como relatado nos boletins anteriores emitidos pelo órgão, o principal perfil dos casos confirmados e prováveis é de pessoas do sexo masculino, com um total de 1.542 casos de infecções registrados na faixa etária de 18 a 39 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a classificar a doença como emergência global. A decisão levou em conta o alto número de casos confirmados no mundo e a disseminação de uma nova forma do vírus.

Atualmente, 19 países relatam infecções, sendo 49,3 mil na região da África.

Sair da versão mobile