Ícone do site Portal Norte

G20: Lula tem o 1ª encontro bilateral com secretário-geral da ONU

G20: Lula tem o 1ª encontro bilateral com secretário-geral da ONU

G20: Lula tem o 1ª encontro bilateral com secretário-geral da ONU. Foto - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã de sábado (16) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

No encontro, os dois conversaram sobre as questões relacionadas à Cúpula de Líderes do G20 2024, que começa na segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.

Em nota, a Presidência da República informou que Lula e o secretário-geral conversaram sobre o G20 Social, a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociação sobre clima e meio ambiente que acontecem em Baku (Azerbaijão), em paralelo às atividades do G20.

Assim como Lula, Guterres tem sido um crítico da crescente proliferação de conflitos armados, da insegurança alimentar e da crise climática, temas que dominam a agenda externa do petista.

Lula têm previstas outras reuniões bilaterais com mais líderes mundiais que participarão do G20.

De acordo com a assessoria de imprensa da ONU, durante a sua participação na Cúpula de Líderes do G20, nas próximas segunda-feira (18) e terça-feira (19), Guterres fará “discursos em sessões sobre inclusão social e combate à fome e à pobreza e reforma das instituições de governança global, bem como desenvolvimento sustentável e transição energética”.

A agenda de Guterres prevê ainda para domingo (17), às 16h, uma entrevista coletiva, no centro de imprensa da Cúpula de Líderes do G20, no Vivo Rio, que fica ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM), onde será realizado o encontro do bloco.

G20

Com o atentado explosivo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a preocupação com a segurança da Cúpula de Líderes do G20 cresceu.

Nesta edição, por iniciativa do Brasil, que está na presidência rotativa, pela primeira vez, está ocorrendo o G20 Social para possibilitar a participação da sociedade civil organizada nas discussões do bloco, que reúne as maiores economias, a União Europeia e a União Africana.

A África do Sul, que será a sede da reunião do G20 em 2025, já confirmou que repetirá a realização do G20 Social.

Segundo o ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o G20 Social registrou 46,8 mil inscrições e mais de 15,1 mil pessoas credenciadas para participar dos debates que, ao todo, abordaram mais de 300 temas.

Desde quinta-feira (14), debates promovidos por movimentos sociais e organizações não governamentais (ONG) ocorrem em galpões e armazéns ao longo do Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio de Janeiro. O G20 Social termina hoje.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile