Ícone do site Portal Norte

Flávio Bolsonaro defende cassação de Moraes caso PL da Anistia não seja aprovado

Flávio Bolsonaro defende cassação de Moraes caso PL da Anistia não seja aprovado

Flávio Bolsonaro defende cassação de Moraes caso PL da Anistia não seja aprovado. Foto - Fabio Pozzebom/ Agência Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a ameaçar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante reunião da Comissão de Segurança do Senado na última terça-feira (19).

Flávio afirmou que se a PL da Anistia, que propõe perdão aos condenados por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro, não for aprovada no Congresso, Alexandre de Moraes vai sofrer um impeachment quando o bolsonarismo “tiver maioria” no Senado.

“Moraes tem duas opções: ou a gente aprova a anistia ampla, geral e irrestrita, e algum parlamentar faz uma emenda para incluir ele [ministro] nessa anistia, porque ele cometeu crimes, ou a gente da mesma forma vai aprovar a anistia e, quando tivermos maioria nesse Senado, vamos cassar o Alexandre de Moraes. Ele vai ser impedido pelos diversos crimes que vem cometendo“, disse Flávio nesta terça-feira, 19, no Senado.

O impeachment do magistrado é uma bandeira do bolsonarismo. Para que o mandato de um ministro da Suprema Corte possa ser cassado, são exigidos dois terços dos votos do Senado nas eleições de 2026.

O debate no colegiado abordava a situação dos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Nesta semana, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o PSOL intensificaram os movimentos contra o Projeto de Lei (PL) nº 2.858, conhecido como PL da Anistia.

Na visão deles, o projeto deve ser arquivado por ser “inconstitucional” e pelos “fatos graves” das últimas semanas, como o atentado explosivo no STF e os planos de assassinato contra Lula, Alckmin e Moraes.

Sair da versão mobile