Ícone do site Portal Norte

WhatsApp testa recurso que reduz envio excessivo de propaganda

whatsapp figurinhas

A Meta, dona do WhatsApp, iniciou os testes da funcionalidade que vai permitir aos usuários marcar se não têm interesse em receber as mensagens promocionais - WhatsApp - Foto: Pexels

Você já se deparou com mensagens indesejadas de propaganda no WhatsApp e provavelmente pensou em como reduzir. Esse tipo de abordagem geralmente acontece após uma compra e, em seguida, o usuário começa a receber mensagens sobre novos produtos, promoções ou descontos.

Para algumas pessoas, essa comunicação pode ser relevante, mas, para outras, se torna incômoda, especialmente quando o número de mensagens publicitárias é grande.

Por isso, a plataforma começou a testar uma funcionalidade que permitirá aos usuários informar às empresas no WhatsApp Business que não desejam receber mais essas mensagens.

Botão para reduzir propaganda no WhatsApp

A Meta, dona do WhatsApp, iniciou os testes da funcionalidade que vai permitir aos usuários marcar se não têm interesse em receber as mensagens promocionais.

Essa nova opção será disponibilizada em uma janela pop-up que aparece sobre a área de mensagens.

Além disso, o recurso permitirá que o usuário volte a receber os anúncios, caso deseje, em um momento futuro.

Novos controles

A API do WhatsApp Business divide as mensagens em quatro categorias. São elas: marketing, utilidade, autenticação e serviço).

De acordo com a empresa, isso significa que o recebimento de publicidades pode ser desativado sem interromper outras formas de comunicação, como atualizações sobre compras. Desta forma, seria possível reduzir propaganda no WhatsApp.

Atualmente, a função está em fase de testes, e a Meta planeja ampliar os experimentos para uma escala global, embora ainda não tenha anunciado uma data para o lançamento oficial.

A Meta também está explorando novas formas de combater o excesso de publicidade. De acordo com Nikila Srinivasan, vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa, está em andamento o teste de um limite diário para mensagens promocionais.

A medida também pode ser adotada para melhorar a experiência do usuário no futuro.

Sair da versão mobile