Governadores da região Norte se reúnem com autoridades do governo de todo o país, nesta quinta-feira (28), para a XV edição do Fórum de Governadores, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O evento, que ocorre em Brasília, a partir das 9h, vai contar com autoridades de diferentes esferas do governo.
Serão abordados temas fundamentais para o desenvolvimento do país, incluindo segurança pública, assistência social, saúde pública e reforma tributária.
O fórum será oficialmente aberto às 9h pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anfitrião do encontro.
Programação
O primeiro tema da pauta será segurança pública, com participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Em seguida, o fórum abordará questões sociais, com a apresentação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, virá na sequência para falar sobre os avanços e desafios na saúde pública.
A programação será encerrada com um debate sobre a reforma tributária. O tema será apresentado pelo presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, e contará com a participação do senador Eduardo Braga, relator da regulamentação da reforma no Senado.
Fórum de Governadores
O Fórum de Governadores é um espaço onde os chefes do Executivo de todo o país se reúnem em Brasília para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos.
Nas 14 edições realizadas, os representantes dos estados discutiram assuntos como o equilíbrio fiscal, o pacto federativo, medidas de segurança, a busca por mais recursos para a educação e a distribuição de vacinas.
Antes de cada edição do fórum, os temas são discutidos pelos governadores e são escolhidos relatores para assumirem a relatoria do assunto de acordo com a afinidade.
Veja lista dos governadores do Norte presentes:
- Clécio Vieira, governador do Amapá (AP);
- Antônio Denarium, governador de Roraima (RR);
- Wanderlei Barbosa, governador de Tocantins (TO);
- Mailza Assis, vice-governadora do Acre (AC);
- Tadeu de Souza, vice-governador do Amazonas (AM)
*Com informações da Agência Brasília