A ceia de Natal está mais cara neste fim de ano, segundo um levantamento feito pela Horus, empresa de inteligência de mercado da Neogrid, de 13 categorias de alimentos analisadas, 12 tiveram aumentos nos preços médios entre dezembro de 2023 e outubro de 2024.
A variação chega a 34%. As maiores elevações foram registradas nos custos do azeite e do arroz.
Altas dos produtos
De acordo com especialistas, as variações climáticas do El Niño explicam, em grande medida, as altas desses produtos. Na Europa, um dos maiores produtores de azeite do mundo, a safra de azeitonas foi prejudicada pelo fenômeno, assim como a produção de arroz, no Sudeste da Ásia.
As adaptações devem continuar ditando o ritmo das compras em dezembro. Para comprar bem, é essencial avaliar quanto é possível gastar, pesquisar preços e comparar itens.
Com a entrada de recursos na economia neste fim de ano, como o pagamento do 13º salário, as projeções da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para as festividades de 2024 são de aumento no consumo de bacalhau (10,8%), frutas (11,8%), bebidas (13%), panetones, chocolates e biscoitos (11,4%).
Ceia tradicional ou diferenciada?
A alguns dias do Natal, uma pesquisa nacional feita pela VR mostrou qual estilo de comida os brasileiros preferem no Natal.
A ceia tradicional disparou com 72%, destacando as aves como o prato principal indispensável. O churrasco, mesmo no Natal, é a escolha de 22% das famílias. A opção por uma ceia vegana e/ou vegetariana é tímida, representando 2%, mas já demonstrando uma mudança de comportamento.
Quanto às bebidas favoritas, mais da metade preferem vinhos e espumantes (55%), praticamente empatam com refrigerantes (54%), seguidos de perto por cervejas e drinks (48%).