Após um avião colidir contra um muro no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, neste domingo (29), o governo brasileiro manifestou um profundo pesar pelo acidente.
A tragédia aérea resultou na morte de 179 pessoas, incluindo sul-coreanos e tailandeses, entre passageiros e tripulantes. Apenas duas pessoas foram resgatadas com vida do acidente.
“O Governo da República Federativa do Brasil manifesta seu profundo pesar pelo trágico acidente aéreo ocorrido hoje, 29/12, no Aeroporto Internacional de Muan, na República da Coreia, envolvendo aeronave proveniente de Bangkok, que resultou na perda de 179 vidas.”, divulgou o Ministério das Relações Exteriores em nota.
“Neste momento de consternação, expressamos nossas sentidas condolências às famílias enlutadas e ao povo sul-coreano, reafirmando nossa solidariedade a todos os atingidos por esta tragédia.”, finalizou.
Pior tragédia aérea da Coreia do Sul
O acidente com o Boeing 737-800 da Jeju Air bateu contra um muro no Aeroporto Internacional de Muan. De acordo com o Ministério dos Transportes sul-coreano, a tripulação foi alertada pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar.
As autoridades apontam que uma falha no trem de pouso devido à colisão com pássaros pode ter causado a tragédia. Fotos da imprensa local mostraram centenas de aves voando perto do terminal no domingo.
Isso acontece porque grande parte da costa oeste da Península Coreana é o local favorito de descanso para aves migratórias.
🔴 [AGORA] Avião com 181 pessoas a bordo se acidenta durante pouso no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. pic.twitter.com/2ReXYgZ6tH
— Mundo News (@Mundo__News) December 29, 2024
De acordo com o UOL, o alerta sobre pássaros foi dado às 8h57. O piloto declarou socorro logo depois, às 8h59 e o acidente aconteceu por volta das 9h07.
O governo coreano decretou luto de sete dias.