A Prefeitura de Estreito, no Maranhão, declarou situação de emergência no último sábado (28) devido ao colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226.
Com o decreto de emergência, a prefeitura busca acelerar a liberação de recursos estaduais e federais para ações imediatas de assistência, mitigação dos danos e restauração da normalidade.
No decreto municipal, a prefeitura destacou a preocupação com uma possível “contaminação significativa” do rio. Mais de 19 mil moradores foram impactados direta ou indiretamente, enfrentando prejuízos na agricultura, pesca e abastecimento de água.
Relembre a queda da ponte no Rio Tocantins
A estrutura de 533 metros, que liga o município maranhense a Aguiarnópolis, no Tocantins, teve seu vão central destruído no último domingo (22), causando a queda de vários veículos no Rio Tocantins.
Até agora, nove mortes foram confirmadas e oito pessoas seguem desaparecidas. A esposa de um vereador do Pará está na lista de pessoas mortas, enquanto ele segue desaparecido.
Na segunda-feira (23), autoridades locais alertaram a população para evitar o uso, consumo e contato com as águas do Rio Tocantins na região afetada. Contudo, na quarta-feira (25), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico descartando risco de contaminação, mas reforçou que análises continuarão sendo realizadas.
Na terça-feira (24), o Ministério dos Transportes anunciou a liberação de R$ 100 milhões para a construção de uma nova ponte e a remoção dos destroços.