Os fogos de artifício fazem parte da tradição das festas de finais de ano. Embora o espetáculo de luzes coloridas embeleze o céu, os rojões podem oferecer riscos de acidentes.
Médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) emitiram um alerta para os riscos de acidentes graves no manuseio de fogos de artifícios durante as comemorações da virada.
Quando manipulados por pessoas não especializadas, os rojões e bombas podem causar lesões sérias, como queimaduras de terceiro grau, traumas ósseos, amputações e até mesmo a morte.
“A força da explosão, combinada com o calor intenso, pode resultar em danos graves aos ossos, como fraturas nos dedos, nas mãos e até no punho. A explosão pode causar ainda lacerações profundas, danos aos tecidos e até amputações, dependendo da gravidade do acidente”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.
O médico orienta que cuidados devem ser tomados ao soltar fogos de artifício. São eles:
- Não manusear os artefatos diretamente com as mãos. Utilize sempre utensílios apropriados, como suportes ou disparadores, para manusear os fogos;
- Manter uma distância segura entre os fogos e as pessoas, especialmente crianças e animais;
- Comprar os fogos de artifício em estabelecimentos autorizados e que possuam selo de segurança, garantia de que os produtos atendem aos requisitos legais.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 288 internações e atendimentos hospitalares por ferimentos causados por fogos de artifício no Sistema Único de Saúde (SUS).
Já os atendimentos ambulatoriais de vítimas de queimaduras causadas por fogos de artifício contabilizaram 112 atendimentos de janeiro a setembro de 2024; em 2023, no mesmo período, foram 102.
Ainda segundo dados da pasta, de 2019 a 2022, o SUS registrou 1.548 internações por ferimentos causados por fogos de artifício, média de 1 caso por dia.
Na última década, de janeiro de 2014 a setembro de 2024, foram contabilizadas 4.808 internações.
Fogos de artifício
Os fogos de artifício também acendem um alerta de perigo aos pets, uma vez que pode ser motivo de estresse e pânico para os animais de estimação.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que proíbe a fabricação, o armazenamento, a comercialização e o uso de fogos de artifício que produzam barulho acima de 70 decibéis.
O objetivo é evitar transtornos a animais, idosos e pessoas com sensibilidade auditiva.
*Com informações da Agência Brasil