Em primeira publicação do ano nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou um vídeo afirmando que o Partido dos Trabalhadores do presidente Luís Inácio Lula da Silva fará no Brasil a mesma coisa que fez na Venezuela.

“Faça simples comparações e tire suas conclusões”, escreveu Bolsonaro ao postar o vídeo de um comentarista de direita no X.

“Os cara ajudaram a fazer na Venezuela. A Venezuela sofreu com um êxodo em levas. Foi saindo primeiro quem tinha dinheiro e estava antenado, depois foi saindo gente com classe média alta, depois a classe média”, criticou o comentarista.

De acordo com o vídeo, ficaram apenas os pobres, as pessoas ligadas ao sistema e aqueles que não conseguiram ou quiseram sair.

Sendo assim, a Venezuela se tornou um “um inferno”.

“Foram 20 anos de destruição que o Chaves e Maduro proporcionaram, com o apoio do PT, apoio de campanha, de dinheiro público brasileiro, BNDES. E foi com o nosso dinheiro”, completou.

Veja o vídeo:

Brasil e Venezuela

A Venezuela também vive uma instabilidade política desde a morte de Hugo Chávez, em 2013. A vitória de Maduro na eleição – herdeiro do chavismo – sobre Henrique Capriles, líder da oposição, fez crescer os embates entre governo e oposição.

Desde agosto de 2017, o país sofre um bloqueio econômico internacional que limita o acesso ao mercado de crédito global e, desde janeiro de 2019, também ao mercado de petróleo e outros minerais.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) rompeu com Maduro quando reconheceu o deputado da oposição Juan Guaidó como presidente interino em 2019.

No entanto, desde que Maduro se declarou vencedor das eleições presidenciais e a oposição questionou os resultados, Brasil e Colômbia vem se empenhando em uma a tentativa de diálogo.

Além de fazer consultas com ambos os lados, os dois países também lançaram um pacote de ideias para tentar resolver a crise política no país vizinho.

O argumento é o de que um eventual rompimento pioraria uma situação que já ruim e dificultaria ou impossibilitaria ainda mais qualquer tentativa de influenciar o governo Maduro.