Uma freira brasileira se tornou a pessoa mais velha do mundo, nesta sexta (4), segundo o ranking mantido pela entidade LongeviQuest, mas você sabe quem é?

Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, alcançou o título após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado.

Inah já era considerada a pessoa mais velha da América Latina e do Brasil. O homem mais velho do mundo também é um brasileiro, chamado João Marinho Neto, de 112 anos.

O Guinness World Records, que validou a japonesa Tomiko como a pessoa mais velha do mundo, ainda não anunciou quem vai passar a liderar a lista de pessoa mais velha.

Quem é a mulher mais velha do mundo

Nascida em São Francisco de Assis (RS), a idosa vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil.

Ela entrou na vida religiosa aos 16 anos, quando começou a estudar no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS).

Ao longo da vida, ela morou em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro, antes de voltar a morar no Rio Grande do Sul

Ao completar 110 anos, a freira recebeu uma bênção apostólica do papa. O reconhecimento do Vaticano veio acompanhado de um certificado que, segundo o Longeviquest, a freira deixa exposto no quarto onde mora.

A freira foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil em janeiro de 2022. O título foi concedido após a morte de Antônia de Santa Cruz.

Em julho daquele mesmo ano, ela se recebeu a validação do Longeviquest de pessoa mais velha da América Latina, quando a colombiana Sofia Rojas morreu.

Homem mais velho

Cearense foi reconhecido pelo livro dos recordes em novembro de 2024. João Marinho Neto, 112, nascido em Maranguape (CE), viveu como agricultor e hoje mora em um lar de idosos em Apuiarés, no mesmo estado.

Ele é o último homem nascido em 1912 ainda vivo. Desde os quatro anos de idade, João ajudava seu pai na lavoura. Eles cuidavam do gado, colhiam frutas de árvores de juazeiro e chegaram a criar um gancho improvisado com os galhos para proteger os frutos.

O João se casou com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida).

Sua esposa herdou uma propriedade na Fazenda Massapê, onde João cultivava milho e feijão. Ele também criava gado, cabras, porcos e galinhas.