A cliente do Magazine Luiza chamada Susan Sena, de 35 anos, relatou ser vítima de injúria racial pela empresa após receber um e-mail em que era saudada por “Olá, MACACA”.
A mulher negra, de 35 anos, que mora em São Paulo, estava realizando a compra de uma máquina de lavar pelo aplicativo da Magazine Luiza quando recebeu a mensagem.
De acordo com Susan, ela descobriu que era necessário atualizar seus dados de cadastro, que não eram os mesmos desde a última compra. Em vídeo, a mulher relatou que precisou fazer o reconhecimento facial na plataforma e foi recebendo e-mails de confirmação das etapas realizadas.
No outro dia, a cliente decidiu verificar as mensagens enviadas pela empresa para saber o status da compra, contudo, ela percebeu que uma das mensagens começava com “Olá, MACACA”.
As demais mensagens enviadas, a cliente foi chamada pelo seu nome na plataforma.
“Eu fiquei parada uns 20 minutos na cama, sem entender o que aconteceu. Isso é muito sério, eu já chorei em casa, na rua e na delegacia”, afirmou Susan.
A mulher disse que entrou no e-mail, atualizou a página e até fechou o Outlook, mas a mensagem chamando-a de macaca ainda permanecia lá.
De acordo com informações dadas à TV Globo, a funcionária do setor de diversidade e inclusão da Magazine Luiza afirmou para a cliente que ela teve o último nome alterado para “macaca” no cadastro.
Em nota, a Magazine lamentou pela situação e explicou que a operação é “100% digital, sem qualquer interação humana”. A empresa constatou que as mensagens de confirmação enviadas pela Magalu para os consumidores também são feitas de maneira automática.