Ícone do site Portal Norte

Lula deve sancionar lei que proíbe celulares em sala de aula neste mês

CCJ da Câmara aprova proibição de celulares em sala de aula

Senado aprova proibição de celulares em salas de aula. - Foto - Reprodução/ Agência Brasil/ TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai sancionar, na próxima segunda-feira (13), o projeto de lei (PL) que proíbe celulares em salas de aula de escolas neste mês de janeiro.

A informação foi confirmada pela Folha de S. Paulo.

O PL 4.932/2024 já foi aprovado pelo Congresso Nacional e agora segue para sanção presidencial.

A lei limita o uso de celulares por alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A Secretaria de Relações Institucionais convidou o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, para participar da cerimônia de sanção, que ocorrerá no Palácio do Planalto.

Os convites para parlamentares integrantes do governo envolvidos no assunto já foram enviados. O ato deve contar com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Novas regras

Com a nova legislação, o uso dos dispositivos eletrônicos em ambiente escolar será permitido apenas para fins pedagógicos, com a supervisão dos educadores.

Os estudantes também poderão utilizar os equipamentos quando estes forem imprescindíveis para garantir a acessibilidade ou a inclusão; atender às condições de saúde ou garantir os direitos fundamentais dos alunos.

No Rio de Janeiro, em fevereiro, um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) proibiu o uso de celulares nas escolas públicas municipais, tanto em sala de aula quanto nos intervalos e recreios.

A proibição é defendida pelo governo federal, alguns estados e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sair da versão mobile