Ícone do site Portal Norte

Moraes nega recurso de Bolsonaro para viajar aos EUA

Moraes nega recurso de Bolsonaro para viajar aos EUA

Moraes nega recurso de Bolsonaro para viajar aos EUA. Foto - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manteve a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e encaminhou o recurso à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A negativa foi feita nesta sexta-feira (17), após a defesa de Bolsonaro apresentar um recurso contra a decisão que o impedia de ir aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito Donald Trump.

“Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados por Jair Messias Bolsonaro por seus próprios fundamentos”, afirmou Moraes.

O ministro já havia considerado, na decisão publicada ontem, que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já havia se manifestado contrário ao pedido.

Em parecer enviado ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) sustenta que o ex-presidente não demonstrou a necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem.

Antecedentes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderar a decisão de não liberar o passaporte dele para ir à posse presidencial de Trump.

A defesa de Bolsonaro entrou com um recurso afirmando que é uma “liberação temporária, para um evento específico e com data de volta ao Brasil marcada”.

O ex-presidente havia solicitado a autorização, pois seu passaporte está retido pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024, em razão da operação que investiga a tentativa de golpe de Estado.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile