A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. anunciou nesta quinta-feira (25) a decisão de entrar com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos.

A empresa comunicou que continuará operando voos normalmente.

Nos EUA, a recuperação judicial é um instrumento legal conhecido como “chapter 11”.

Segundo a empresa, a medida visa proporcionar à companhia oportunidade de levantar capital, reestruturar suas finanças e fortalecer as operações comerciais a longo prazo.

A GOL iniciou o processo legal com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”), por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra. 

O financiamento, sujeito à aprovação judicial, será apresentado nos próximos dias. 

A ideia é que junto com o capital gerado pelas operações em curso, esse financiamento forneça liquidez para sustentar as operações da companhia durante o processo de reestruturação financeira.

Voos e milhas continuam

A GOL garante que os voos de passageiros, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia continuarão normalmente.

“A GOL vem empreendendo esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos clientes, ao mesmo tempo em que melhorou sua lucratividade e posição financeira”, afirmou Celso Ferrer, CEO da GOL, por meio de nota distribuída à imprensa.

Salários e fornecedores

A GOL também assegura que manterá o pagamento de salários e benefícios aos colaboradores, além da manutenção de compromissos com parceiros comerciais e fornecedores.

Chapter 11

O Chapter 11 é um processo judicial flexível e estabelecido nos Estados Unidos para a reestruturação de empresas.

O instrumento legal permite que as empresas continuem operando normalmente sob supervisão judicial. 

A GOL acredita que o processo atenderá interesses de investidores, colaboradores, clientes e parceiros comerciais.