A Varanda Multiagência promoveu um bate-papo em parceria com a Casa Miga, um Centro de Referência e Casa de Acolhimento em Manaus, dedicado à comunidade LGBTQIAPN+ do Norte e a refugiadas em situação de vulnerabilidade social.
Esta iniciativa tem o compromisso com a diversidade e integra as comemorações do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Junho é emblemático para o movimento marcado por protestos que começaram nos anos 60 em Nova York.
Na época, a comunidade precisava enfrentar a violência policial. Desde então, muitos direitos foram conquistados, mas a luta pela igualdade e segurança ainda está longe de terminar.
Dados LGBTQIAPN+ no Brasil
Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIAPN+ tiveram morte violenta no Brasil.
Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIAPN+ perdeu a vida de forma violenta no país, que se manteve no posto de mais homotransfóbico do mundo em 2023.
Esses dados são do Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga Organização Não Governamental (ONG) LGBT da América Latina.
Varanda aposta na diversidade
Rodrigo Motta, diretor de Publicidade da Varanda, enfatiza a importância e a responsabilidade que os profissionais de comunicação e publicidade têm ao manter acesa a pauta da diversidade.
“É crucial trazer representatividade para as campanhas publicitárias. Nossa contribuição deve ser a de lembrar constantemente nossos clientes, que são sensíveis a isso, sobre essa importância, para que eles reconheçam e entendam a relevância desse momento”, avalia Rodrigo.
Para o executivo, o tema LGBTQIAPN+ deve ser inserido ao longo de todo o ano. Ele acredita que quando as pessoas começam a se identificar com o que veem na mídia, a conexão com as marcas se fortalece.
“Antigamente, as propagandas de roupas mostravam apenas estereótipos, mas isso mudou. A audiência não se identifica mais com essas imagens e a comunicação é imprescindível nesse contexto”, complementa Motta.
Conversa e acolhimento
O bate-papo foi conduzido pela diretora da Casa Miga, Karen Marinho Arruda, e pela coordenadora operacional, Iara Rodrigues.
A conversa proporcionou detalhes sobre os serviços oferecidos, que incluem acolhimento residencial, apoio psicológico, programas de capacitação, distribuição de cestas básicas, rodas de conversa e outros projetos voltados à comunidade LGBTQIAPN+.
Fundada em 2005, a Varanda é uma multiagência premiada com atuação em estados como Pará, Roraima e São Paulo. Reconhecida por integrar múltiplos canais de comunicação, a agência oferece soluções completas para seus clientes.