Nos últimos tempos, um novo golpe tem ganhado destaque: o chamado “golpe da taxa das blusinhas”. Este esquema criminoso envolve a criação de falsas taxas ou cobranças relacionadas a roupas e produtos para enganar e extorquir dinheiro das vítimas.
Como funciona o golpe da taxa das blusinhas?
Os criminosos, de alguma forma ainda desconhecida, descobrem quem efetuou compras em uma das plataformas envolvidas na taxação e entram em contato com a vítima, se passando por alguns funcionários dos Correios.
Eles enviam falsa mensagem por SMS ao consumidor e na mensagem consta que o produto adquirido fora do Brasil está retido na alfândega esperando que o imposto seja pago.
As vítimas recebem orientação para pagá-la via PIX a partir de um link, que os direciona a um site falso, mas que imita o dos Correios.
O site pede informações sensíveis, como nome completo, CPF, telefone e email, bem como o pagamento via PIX.
Nesse momento, o QR code na página e redirecionando para a conta do golpista.
Saiba como se proteger desses golpes
Antes de mais nada, verifique se a comunicação recebida é real ao digitar o endereço oficial do site dos Correios diretamente em um navegador, ou use o aplicativo da estatal, disponível para iOS e Android.
É essencial, também, manter antivírus em dia, de modo que malwares não sejam instalados nos dispositivos utilizados por você e, assim, permita o acesso de ciberciminosos.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, o Amazonas enfrenta um aumento de 109% de estelionato por meio eletrônico, seja por fraude ou golpe virtual.
O órgão de defesa alerta que a maioria dos anúncios que surgem diariamente nas redes sociais, especialmente aqueles com ofertas extremamente vantajosas, são fraudulentos.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.