Até esta sexta-feira (20), a Polícia Federal (PF) prendeu 31 candidatos que disputavam as eleições municipais de 2024. Os mandados de todos é de prisão em aberto.

Vale destacar que a legislação brasileira não proíbe que candidatos com mandados de prisão concorra a cargos eletivos.

É estabelecido apenas que pessoas condenadas na Justiça não acessem cargos na asministração pública, segundo a Lei da Ficha Limpa.

Segundo o Código Eleitoral, a partir de amanhã (21), nenhum candidato poderá ser preso por mandados em aberto. Contudo, há exceção em casos de flagrante delito.

Candidatos a eleições de 2024 com mandados são alvos

Na última quarta-feira (18), o g1 publicou dados exclusivos que apontou que 61 candidatos das eleições de 2024 são alvos de mandados de prisão em aberto da PF.

Entre esses casos, 14 são casos criminais, que envolvem homicídios, estupro de vulnerável, furto ou roubo, lesão corporal, associação criminosa e estelionato.

Há também 47 casos civis em que a grande matioria é de mandados decorrentes por pensão alimentícia.

13 investigações criminais envolvem prisão provisória, que foram, em geral, aplicadas antes do investigado ser condenado ou absolvido pela Justiça.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.