Ícone do site Portal Norte

Golpe da Falsa Central de Atendimento: PC-AM alerta sobre ligações fraudulentas

Golpe da Falsa Central de Atendimento

Golpe da Falsa Central de Atendimento - Foto: Divulgação/PC-AM

Um novo golpe, conhecido como “Falsa Central de Atendimento”, está chamando a atenção da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Estelionatários se passam por atendentes de bancos ou crediários para obter dados das vítimas e conseguir vantagens financeiras indevidas.

O delegado Paulo Benelli, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), explicou que os golpistas ligam para as vítimas alegando que há compras suspeitas em seus cartões e que o método de pagamento foi bloqueado temporariamente. Para desbloqueá-lo, os proprietários precisam seguir comandos ditos pelos criminosos.

“Eles utilizam uma tecnologia chamada ‘spoofing’, que permite mascarar o número de telefone para que pareça ser o número oficial do banco. É importante destacar que os bancos não fazem chamadas ativas para informar sobre compras não autorizadas. Os números de atendimento, como 4004 ou 0800, são apenas para receber ligações e não são utilizados para chamadas proativas”, afirmou o delegado.

Segundo Benelli, os estelionatários geralmente visam idosos ou pessoas com menos familiaridade com tecnologia, devido à vulnerabilidade desse público.

Casos registrados de golpes

“Um dos casos mais recentes na Dercc envolveu uma idosa de 70 anos. No dia 9 de setembro, ela recebeu uma ligação de um suposto agente da central de atendimento de um banco, que afirmou haver uma movimentação suspeita em sua conta. Para solucionar o problema, ela seguiu algumas orientações e acabou realizando pagamentos via PIX e um crédito pessoal para desconhecidos, totalizando mais de 50 mil reais”, disse o delegado.

Ele também destaca que, apesar da preferência dos golpistas pelo público mais vulnerável, a sofisticação das abordagens pode enganar até pessoas experientes.

Dicas

Para evitar mais ocorrências do Golpe da Falsa Central de Atendimento, a Polícia Civil elenca algumas orientações para a população:

Foi vítima ou conhece alguém que tenha sido?

A PC-AM orienta a quem tenha sido vítima deste golpe, ou conheça alguém que tenha sido alvo de estelionatários, que procure a unidade policial mais próxima ou a Dercc para registrar o Boletim de Ocorrência (BO). O registro também pode ser feito na Delegacia Virtual (Devir).

“Caso a ocorrência seja registrada na delegacia mais acessível para a vítima, o procedimento será encaminhado para a Dercc, onde iremos iniciar as investigações para apurar os fatos e identificar a autoria”, disse o delegado.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile