A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, nesta sexta-feira (4), uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias que atuava em diferentes regiões do DF e São Paulo.
Os criminosos instalavam dispositivos em caixas eletrônicos para bloquear cartões e, se passando por clientes, ofereciam ajuda às vítimas.
Eles orientavam os correntistas a ligar para um falso número de atendimento bancário, onde obtinham dados sigilosos como senhas e números de conta.
Enquanto as vítimas eram distraídas pela falsa central de atendimento, um dos criminosos retirava o cartão do caixa eletrônico usando uma pequena tesoura.
De posse do cartão e das informações bancárias, o grupo realizava saques e compras de alto valor, acumulando prejuízos que já somam cerca de R$ 50 mil.
Até o momento, quatro vítimas foram identificadas, mas a polícia acredita que o número seja maior.
A investigação, conduzida pela 17ª Delegacia de Polícia, começou em junho deste ano, quando um dos integrantes foi preso em flagrante durante a tentativa de aplicar o golpe em uma agência bancária de Taguatinga (DF).
Outros membros da quadrilha conseguiram fugir na ocasião, mas a continuidade das investigações permitiu a identificação e prisão de mais três envolvidos.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas cidades de Samambaia (DF), Águas Lindas (GO) e São Paulo (SP).
A Justiça também autorizou o bloqueio de valores pertencentes ao grupo, como parte da investigação por lavagem de dinheiro.
Os presos foram indiciados por furto mediante fraude, lavagem de capitais e participação em organização criminosa.
As investigações continuam, e a PCDF trabalha para identificar outros possíveis envolvidos e novas vítimas do golpe. Os acusados estão à disposição da Justiça e foram encaminhados à carceragem da Polícia Civil.