Na madrugada desta quinta-feira (17), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou duas operações que resultaram na apreensão de suspeitos envolvidos em furtos de cabos de cobre e de transmissão de dados em diferentes regiões do DF.
A primeira ação ocorreu por volta das 02h15, no Sudoeste, durante patrulhamento da equipe do GTOP 27.
Os policiais encontraram dois indivíduos dentro de um bueiro, na CLSW 102, cortando cabos de cobre. A área é conhecida por frequentes furtos desse material.
Com um dos suspeitos, maior de idade, foi apreendida uma faca utilizada para cortar os cabos. O outro, menor de idade, não portava itens ilícitos.
No entanto, ambos confessaram a tentativa de furto e explicaram a técnica utilizada. Os policiais também encontraram mais fios e uma faca em um bueiro próximo, além de uma grande quantidade de cabos já prontos para serem levados.
Os suspeitos aguardavam um veículo alugado para o transporte, mas ele não chegou a aparecer.
O menor foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), enquanto o maior foi preso e levado à 5ª Delegacia de Polícia. Ambos possuem extensas fichas criminais, com registros de tentativas de homicídio, roubo e furto.
A segunda ocorrência foi registrada por volta das 03h30, na ADE, Polo JK, em Santa Maria, após a PMDF ser acionada pelo COPOM.
A equipe localizou dois homens escondidos atrás de um arbusto com cerca de 50 quilos de cabos de transmissão de dados cortados.
Os suspeitos confessaram a participação no furto e indicaram que mais dois comparsas conseguiram fugir ao perceber a presença dos policiais. Eles foram conduzidos à 20ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.