Na noite de quarta-feira, 16 de outubro de 2024, por volta das 19h, um homem foi detido pelo Grupo Tático Operacional (GTOP 24) depois de se envolver em um acidente de trânsito próximo ao Guará, no Distrito Federal.

O motorista colidiu com o veículo de uma policial, que ao se aproximar para averiguar o ocorrido, notou um forte odor de álcool vindo do condutor.

Ao se identificar como policial, o homem reagiu de forma agressiva, chegando a agredi-la. Em seguida, ele tentou fugir, mas foi interceptado pelos agentes do GTOP, que já estavam na área.

No momento do acidente, o homem transportava três crianças no carro. Além de tentar fugir e agredir a policial, o motorista recusou-se a realizar o teste do bafômetro, agravando sua situação.

Ele foi preso em flagrante e conduzido à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) para os procedimentos legais. Segundo a PMDF as crianças que estavam no veículo foram resgatadas com segurança após os policiais acionarem uma vizinha do suspeito, que foi ao local para buscá-las, garantindo a segurança delas.

A pena para quem é pego dirigindo embriagado é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação para dirigir.

Dirigir sob o efeito de álcool é uma infração gravíssima. Quando o índice de álcool no sangue é inferior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido, o motorista é autuado e tem sua CNH retida.

No entanto, se o índice ultrapassa 0,33 miligramas, o condutor é preso, paga multa, tem a CNH suspensa e responde criminalmente.