A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresentou nesta quarta-feira (23), os dados de redução de roubos e furtos de celulares em manaus no mês de setembro deste ano.
Os dados foram apresentados durante o 29° Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística (CIESP), tenente-coronel Rouget Britto, apontando redução de 12% em roubos e 17% nos furtos de telefones celulares, entre outros indicadores criminais.
“A gente vai acompanhando a redução deste ano, se comparado com o ano passado. Neste mês de setembro, a redução foi de 21% e o mês de setembro também trouxe o segundo menor número absoluto deste crime durante o ano de 2024”, explica o coordenador.
Como funciona o sistema Recuperafone
Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e apresenta obrigatoriamente o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.
O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.
Conforme o estudo realizado no dia 18 de julho, as 50 cidades brasileiras com as maiores taxas de roubo e furto de celular, considerando apenas municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.