Na madrugada deste sábado (26), um grave acidente de moto resultou na morte de uma jovem e deixou outra em estado grave no município de Parintins, no interior do Amazonas.

Uma câmera de vigilância registrou o momento em que Ananda Batista, de 18 anos, e sua amiga Evelyn Tavares, de 19 anos, que estava na garupa, colidiram com outra moto e foram arremessadas contra um poste de energia elétrica. O acidente ocorreu na rua 3, no bairro Paulo Correa.

Ananda veio a óbito na hora e Evelyn foi levada em estado grave para o Hospital Dr. Jofre Cohen. Não há informações sobre o outro motociclista.

De acordo com imagens compartilhadas em grupos de WhatsApp, as duas vítimas seguiam pela via quando colidiram com outra moto que vinha no mesmo sentido. Com o forte impacto, ambas foram arremessadas em direção a um poste.

O Instituto Médico Legal (IML) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para remoção da vítima que morreu e socorro da vítima ferida.

Índice de acidente de moto no Amazonas

No Amazonas, motociclistas foram as maiores vítimas de acidente de trânsito durante o período de 2019 a 2023, com 1.087 mortes registradas. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

No total de acidentes fatais, entre 2019 e 2023, o Amazonas registrou 2.090 óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), o que equivale a um aumento de 9% em relação ao início e final do período. Esse aumento foi apontado principalmente em Manaus, com 10% de aumento.

Na capital, o maior número de óbitos por ATT foi no ano de 2022, com 290 óbitos. Já no interior, 2021 bateu recorde, com 160 óbitos.