O tiroteio que deixou um morto no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos na tarde da sexta-feira (8) chamou atenção de quem acompanha os noticiários nacionais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas foi o empresário Antônio Gritzbach, de 38.
De acordo com informações apuradas pela CNN, o ataque foi uma execução relacionada ao crime organizado, possivelmente como retaliação após Gritzbach delatar esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao PCC.
A informação foi confirmada Ministério Público de São Paulo (MPSP), Gritzbach teria fornecido informações sobre dois membros da facção, Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e Antônio Corona Neto, apelidado de Sem Sangue, que atuava como motorista de Anselmo. O MPSP afirma também que o empresário mantinha negócios envolvendo bitcoins e outras criptomoedas.
O crime ocorreu enquanto Gritzbach se preparava para embarcar em uma viagem internacional. A ação gerou pânico entre os passageiros, e a polícia está em busca dos autores do ataque. Investigações preliminares indicam que Gritzbach revelou nomes e informações detalhadas sobre atividades ilícitas em suas delações, o que pode ter desencadeado o atentado.
Quem era o empresário?
- Antônio Vinícius Lopes Gritzbach mantinha negócios na área de bitcoins e criptomoedas.
- Gritzbach esteve preso até 7 de junho de 2023, até ganhar liberdade condicional com a utilização de tornozeleira eletrônica.
- Gritzbach é acusado de ser o mandante do assassinato de um membro do PCC.
- De acordo com o Ministério Público de São Paulo, Antônio teria ordenado o assassinato de dois integrantes do PCC: Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e Antônio Corona Neto, apelidado de Sem Sangue, motorista de Anselmo.
- Posteriormente, negocia um acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo.
- A namorada do empresário estava com ele no momento do ataque, mas foi embora antes da chegada da polícia.
- Em dezembro de 2023, Vinicius Gritzbach sofreu um suposto atentado em seu apartamento na Anália Franco, na zona leste da capital paulista.
Tiroteio no aeroporto em Guarulhos
Todo o ataque foi filmado. Em um dos vídeos, é possível ver, além da correria, a vítima no chão recebendo atendimento dos socorristas, além do momento em que os Bombeiros tentaram reanimá-la.