Ícone do site Portal Norte

Wanderlei Barbosa determina afastamento do diretor do Colégio Militar onde alunos cantaram palavras de ódio

Governador determina afastamento de diretor do Colégio Militar - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Governador determina afastamento de diretor do Colégio Militar - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou o afastamento, nesta sexta-feira (22), do diretor do Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais. O Colégio ganhou visibilidade nacional após alunos cantarem palavras de ódio em meio a uma ação de combate à violência.

Barbosa publicou uma nota determinando o afastamento imediato do diretor, assim como seu pedido para que apurações e todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

O vídeo circulou nas redes sociais e logo chamou a atenção das autoridades governamentais.

O que disse o governador?

Em nota, o governador do Tocantins, “repudiou com veemência” o ocorrido e informou que o ato está “em total desacordo com os valores de respeito e cidadania”.

Além disso, segundo a nota, uma comissão foi formada para investigar os fatos ocorridos e garantir que a atitude dos alunos e diretor não se repita.

Wanderlei Barbosa pediu ainda para que esse ato seja classificado como um caso isolado, que não reflete a realidade das Escolas Cívico-Militares do Tocantins.

A nota completa do governador pode ser acessada na íntegra aqui.

O que disse a Polícia Militar?

Também em nota, a PM do Estado afirmou que “está apurando os fatos com rigor, avaliando a conduta dos policiais militares envolvidos, e informa que serão adotadas as medidas cabíveis, em conformidade com os procedimentos legais e disciplinares previstos no âmbito institucional.”

Durante a nota, a Polícia Militar reafirmou que as instituições de ensino militares buscam “oferecer um ambiente educacional voltado para a construção de cidadãos íntegros, fundamentados em princípios de respeito, solidariedade e disciplina.”

Ao final, a PM pontuou que “condutas que não estejam alinhadas aos princípios éticos e legais da corporação serão analisadas e tratadas com a seriedade que a situação requer.

A nota completa da Polícia Militar do Tocantins também pode ser acessada na íntegra em nossa matéria sobre o ocorrido.

Atualizações

Conforme o caso for atualizado, novas informações serão publicadas no Portal Norte. A equipe está acompanhando atualizações da Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação e Polícia Militar do Estado do Tocantins.

Sair da versão mobile