Ícone do site Portal Norte

Feminicídios em 2023: 85 mil mortes, 140 por dia

O índice equivale a morte de uma mulher a cada dez minutos - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O índice equivale a morte de uma mulher a cada dez minutos - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em 2023, aproximadamente 85 mil mulheres e meninas perderam a vida devido a homicídios intencionais, sendo que 60% desses assassinatos ocorreram nas mãos de parceiros íntimos ou familiares.

Isso significa que, a cada dia, 140 mulheres e meninas foram mortas, o que equivale a uma morte a cada dez minutos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em um relatório conjunto da ONU Mulheres e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

O estudo, intitulado ‘Feminicídios em 2023: Estimativas Globais de Feminicídios por Parceiro Íntimo ou Membro da Família’, revela a triste realidade dos feminicídios no mundo todo.

O continente africano lidera as taxas de feminicídios ligados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e Oceania.

Já na Europa e nas Américas, a maior parte dos homicídios domésticos (64% e 58%, respectivamente) foi cometida por parceiros íntimos. Em outras regiões, membros da família foram os agressores principais.

“Mulheres e meninas continuam a ser vítimas dessa forma extrema de violência de gênero, e nenhuma região está isenta deste problema”, afirmou o relatório.

A publicação também alertou para a existência de outras formas de feminicídio, que, em 2023, representaram mais de 5% dos homicídios femininos.

Apesar dos esforços globais para combater esse tipo de violência, os índices de feminicídios continuam alarmantes.

O relatório reforça que muitos desses assassinatos são o desfecho de ciclos repetidos de violência, e que intervenções eficazes e tempestivas poderiam ter evitado muitas dessas mortes.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile