A Operação Hagnos da Polícia Civil do Tocantins teve seus números divulgados nesta terça-feira (3). Ao todo, a ação resultou em 35 agressores presos, 235 boletins de ocorrência registrados e mais de 5.600 aatividades preventivas.
Além disso, foram concluidos mais de 190 inquéritos e criados outros 91. O balanço da operação é considerado positivo e foi divulgado pelo Sistema Integrado de Operações (Siop).
Números da operação
Além de efetuar a prisão de 35 agressores com mandados de prisão em aberto, a operação realizou 1.002 deligências. Dentre elas, resgates, atendimentos a vítimas, medidas protetivas de urgência e apuração de denúncias. Toda a ação movimentou 519 policiais, 175 viaturas e apoio de 18 profissionais de órgãos parceiros.
As atividades preventivas da operação Hagnos, no Tocantins, contaram com palestras, panfletagens e campanhas educativas, que alcançaram 15.615 pessoas. Os conteúdos das ações incluia temas como bullying, cyberbullying, superexposição e hipersexualização nas redes sociais.
Foram finalizados, com identificação de autoria, 190 inquéritos policiais, 35 também foram finalizados, mas sem identificação da autoria.
O que é a Operação Hagnos?
A Operação Hagnos tem como objetivo combater crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes em todos os municípios do Tocantins.
A operação é uma ação conjunta entre Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar.
O Portal Norte já noticiou outras ações da operação ao longo do mês de novembro, elas podem ser conferidas por aqui.
Denúncias de violência contra criança e adolescente
Para efetuar uma denúncia a respeito de qualquer crime de violência contra criança ou adolescentes basta ligar no disque 100. Também é possível denúnciar pela Ouvidoria da Mulher, disque 180, e presencialmente em qualquer delegacia da Polícia Civil.