Na noite de sexta-feira (13), um paciente morreu enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o ocorrido e anunciou a abertura de uma sindicância para investigar os fatos. A vítima foi identificada como José Augusto Mota Silva, de 32 anos,
Por meio de suas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, declarou que todos os profissionais que estavam de plantão na unidade naquela noite serão demitidos. Ele também afirmou que os envolvidos serão denunciados aos conselhos de classe de suas respectivas profissões.
“É inaceitável que os profissionais não tenham percebido a gravidade do caso. As medidas cabíveis já estão sendo tomadas”, afirmou Soranz.
Paciente que morreu em UPA entrou na unidade com dores intensas
Testemunhas relataram que José Augusto chegou à UPA reclamando de dores fortes. Imagens registradas no local mostram o homem sentado, com a cabeça inclinada para o lado, enquanto um funcionário da unidade se aproxima. Pouco depois, ele é colocado em uma maca sem apresentar reações.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que os eventos se desenrolaram rapidamente. Segundo o relato inicial dos profissionais à polícia, José Augusto entrou na unidade lúcido e caminhando. Ele estava acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local.
De acordo com informações do sistema da unidade, José passou pela classificação de risco às 20h30. Poucos minutos depois, os funcionários notaram que ele estava desacordado e acionaram a equipe médica.
José foi encaminhado à Sala Vermelha para atendimento emergencial, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O corpo de José foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será determinada a causa da morte. De acordo com a Polícia Civil, o caso segue sob apuração pelas autoridades competentes.