A empresa Future Solar Instalação e Manutenção Elétrica Ltda, especializada na venda e instalação de painéis de energia solar, está sendo acusada de aplicar golpes em Manaus.
De acordo com as denúncias recebidas pelo Portal Norte, pelo menos oito pessoas entraram com ação judicial contra a empresa de energia solar.
O motivo seria por conta da não entrega ou mau funcionamento dos produtos, uma vez que os clientes já haviam realizado pagamentos à companhia.
Segundo a advogada Mariana Giovanazzi, o cliente afirma que comprou o produto e, durante a instalação, a empresa entregou outro.
“Meu cliente pagou por determinado produto específico, porém, depois de muito atraso, disseram que não tinham mais o produto contratado e que entregariam outro”, declara a advogada.
Advogado registra Boletim de Ocorrência
Já o advogado Ewerton Almeida, representante de outro cliente prejudicado, registrou no dia 31 de julho, um boletim de ocorrência com base no artigo nº 66 do Código de Defesa do Consumidor.
A vítima alega que pagou pelo produto, mas não recebeu os painéis solares. A demora da entrega perdura há mais de 1 ano.
Conforme o advogado, a Future Solar justificou a falta da instalação, inicialmente, devido ao excesso de chuvas no ano anterior e, posteriormente, à estiagem. Eventualmente, cessou toda comunicação.
Com isso, o último contato oficial com a empresa foi um e-mail que assegurava finalizar a instalação até 18 de dezembro de 2023. Isso não ocorreu até a presente data.
Contudo, em janeiro de 2024, Almeida notificou formalmente a empresa. Ele exigiu a instalação imediata ou a devolução integral dos valores pagos, incluindo os financiados junto ao Banco Votorantim.
Entretanto, a empresa de energia solar não se posicionou e cessou a comunicação.
A empresa de energia solar se diz à disposição dos clientes
Em razão das denúncias, a empresa se pronunciou por meio de uma nota de esclarecimento.
“A Future Solar, como qualquer outra no mercado, está sujeita a reclamações de consumidores quanto aos serviços prestados. Seguindo sua política de bom atendimento, entrega e fidelização, a empresa está sempre à disposição para qualquer tipo de esclarecimento ou necessidade específica do cliente que não tenha sido atendida, esforçando-se diariamente para criar uma experiência consistente e satisfatória”.
E continua: “Especificamente, no que diz respeito aos processos judiciais identificados, trata-se de demandas pontuais, nas quais a empresa fez inúmeras tentativas de solucionar a questão de forma administrativa. Em última instância, ofereceu apoio judicial para resolver as divergências contratuais. Tais casos aguardam a mediação judicial e a conclusão dos processos para que se chegue a uma solução definitiva”.
A Future Solar tem como sócios Helane Souza da Silva, Wagner Luiz de Carvalho e Yasmin Souza de Carvalho.
Future Solar não retorna os contatos e não comparece às audiências
A advogada Mariana rebate a empresa ao afirmar que a Future Solar não demonstra qualquer boa vontade em resolver os casos.
“Após várias tentativas de acordo, duas audiências no Procon-AM e uma audiência ocorrida no dia 29 de julho, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJAM (CEJUSC) a empresa não compareceu e cessou o contato há meses, deixando o cliente sem o produto e sem o dinheiro”, afirma a advogada.
Por fim, o Portal Norte procurou a empresa para um novo pronunciamento a respeito das ações judiciais contra a mesma. No entanto, até o momento não houve resposta.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.