Foragido desde junho, o suspeito que pulou no Rio Amazonas para fugir da polícia teve a prisão efetuada no último sábado (17). O homem estava em Alenquer (PA) desde o ocorrido, quando lhe acusaram de abusar sexualmente de uma jovem.
A vítima, descrita como uma pessoa com deficiência intelectual, tem 21 anos.
O caso aconteceu no dia 23 de junho em ferryboat que saia de Alenquer (PA) rumo à Manaus (AM). No meio do trajeto, a tripulação o acusou do crime e, no momento em que foi entregue às autoridades, ele pulou no Rio Amazonas.
Naquela época, a embarcação seguiu até a capital do Amazonas, onde realizaram os procedimentos necessários e os trabalhos de busca. Quase dois meses depois, encontraram o suspeito no Pará.
Violência sexual contra mulheres com deficiência
Em 2019, mais de 7,6 mil casos de violência contra pessoas com deficiência foram registrados no Brasil, equivalendo a quase um caso por hora, segundo dados do Atlas da Violência.
Entre elas, as mulheres com deficiência intelectual são especialmente vulneráveis, representando 56,9% das vítimas, conforme dados divulgados em 2022.
Os números de 2023 são igualmente alarmantes. O Disque 100, serviço de denúncia de violação de direitos, registrou mais de 40 mil violações sexuais contra pessoas com deficiência apenas no primeiro semestre daquele ano.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.